segunda-feira, 2 de abril de 2007

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE II

EDUCAÇÃO: DESEMPENHO MELHORA ONDE HÁ PRIORIDADE, COMPROMISSO, MOTIVAÇÃO E METAS DEFINIDAS.

No Estado do Tocantins, em quatro anos o salário dos professores aumentou 10%, por ano e a evasão escolar caiu de 7,8% para 1,2% e a aprovação no ensino fundamental subiu 20%. No ensino médio, caiu 26% a distorção idade-série e a nota do Sistema Nacional da avaliação Básica (Saeb), do MEC aumentou aproximadamente 20%. Antes o pior estado da federação, o Tocantins é hoje um dos melhores do Norte e Nordeste.
Segundo este quadro, os dados positivos refletem uma mudança que teve início com um programa de gestão compartilhada da Educação. Cada diretor teve mais autonomia e maior responsabilidade sobre gastos. Os professores ganharam aumento, mas se submetem a avaliações. As escolas elaboram plano de metas.
No Rio Grande do Norte, a Governadora Wilma Maria de Faria, terminou o seu primeiro mandato em alta, tendo seu governo sido avaliado como um dos governos que maior presença marcou em todo o Estado nestas duas décadas passadas; sendo inclusive considerada uma governadora arrojada, corajosa e acima de tudo um avanço para a educação do Estado, por ter implantado a Gestão Democrática nas Escolas Públicas e ter aprovado também o Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS), que juntos representam quase 20 anos de lutas dos trabalhadores em educação. Neste cenário não foi difícil se reeleger para o segundo mandato consecutivo. No entanto, sabemos que a Gestão Democrática foi o primeiro passo para uma educação de qualidade, mas, não é somente a Gestão Democrática que vai melhorar um paradigma de educação velho, arcaico e superado como o existente no passado próximo. Como entendemos também que o PCCS não é uma peça perfeita, pois compreendemos que este somente com o tempo, diálogo e discussões em longo prazo, se ajustará e se aperfeiçoará.
A Educação Pública do Rio Grande do Norte necessita por parte da governadora Wilma Maria de Faria e de sua Secretaria de Educação e Cultura, de um PROJETO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, que na realidade não é tão complexo, inviável e nem uma utopia como se pensa.
A Escola Pública para ser uma escola de qualidade requer pequenas mudanças que farão uma grande diferença:
1º - Que a educação seja uma das prioridades de governo – Um país jamais alcançará desenvolvimento sem colocar a educação como prioridade em seus planos, veja os exemplos da Alemanha, Japão e China;
2º - Criar um programa de aceleração das aposentadorias solicitadas - Existe em muitas escolas um grande número de educadores(as) aguardando sua aposentadoria, porque antes do PCCS não podiam se aposentar para não perderem parte de seus proventos (gratificações) e isto impede a colocação de um outro profissional em seu lugar;
3º - continuar promovendo cursos de capacitação, treinamento, especialização, mas cobrar dos funcionários da educação pontualidade, assiduidade, desempenho, compromisso e profissionalismo – Saber não é convicção de realização, todos sabem que o fumo é cancerígeno, muitos sabem, porém não deixam de fumar. Todos sabem que a bebida é um dos fatores que mais contribuem para a cirrose hepática, mas mesmo assim, milhares não deixam de beber, nas escolas todos sabem o que devem fazer, mas, poucos são os que realmente fazem;
4 – Motivar o profissional da educação – É necessário se criar um mecanismo motivacional para a categoria de profissionais da educação. Tipo um prêmio ou uma promoção para àqueles que são zelosos com o seu desempenho profissional ao longo dos anos e não aceitar àqueles que querem levar a educação segundo a “Lei de Gerson”;
5 – Uma política de valorização dos educadores – Quando nós saímos da universidade, saímos um pouco “verdes”, ou seja, saímos habilitados para trabalharmos na área da educação, mas ainda não somos um profissional completo, temos muita teoria e pouca prática, só o tempo de exercício da profissão é que paulatinamente vai nos aprimorando e nos capacitando dentro de uma área que temos conhecimento. Hoje, qualquer universitário pode entrar na área da educação como estagiário, não importa a área de conhecimento do noviço acadêmico, não importa a disciplina que o mesmo vai ministrar. Educação é para quem está habilitado e devidamente amparado por concurso público.
Melhorando o desempenho e a qualidade da educação, com certeza vamos acabar com o terror das escolas que é a falta de alunos no início das matrículas anuais, com a preocupação de professores que têm que garimpar alunos nos bairros para não ver a escola fechar suas portas e as escolas não precisarão mais colocar faixas em seus muros ofertando vagas ou colocar carros de som para informar que a escola tem vagas; semelhante ao caminhão da laranjas que vai passando pelas ruas anunciando e oferecendo 20 laranjas por R$ 1,00 Real. A angustia da evasão escolar passará a ser coisa do passado. Com certeza desta forma estaremos valorizando a Educação. Não podemos baratear o que é mais valioso para uma nação, a sua Educação.

EDUCAÇÃO EM REVISTA I

EXEMPLO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E CIDADANIA

A Prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado Nogueira, Francisco Carlos Carvalho de Melo, Secretário Municipal da Cidadania, Antonio Gonzaga Chimbinho Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Coordenador e Corpo Docente do Curso de Iniciação de Teatro, estão de parabéns pelo encerramento de duas turmas neste domingo, 01 de abril de 2007. Este Curso é de grande importância para Mossoró e para estes jovens dentro do contexto cultural desta cidade. Mossoró segue firme rumo a implantação da Escola de Teatro.

“EDUCAÇÃO JÁ”

O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), lança hoje, 02 de Abril, em Curitiba-PR, um movimento, tentando chamar a atenção de autoridades políticas, representações partidárias e principalmente estudantes universitários, estudantes do ensino médio, professores, pais de estudantes, ONG´S, representações sindicais e toda a nação, para que juntos despertemos para o gravíssimo problema da educação no Brasil. Um país não pode ser considerado forte, desenvolvido se o seu crescimento não está firmado numa educação sólida e de qualidade.
Não podemos ficar omissos e coniventes com o tratamento que se dá a educação nesta nação; a ponto do próprio Presidente da República declarar a imprensa que nossa educação é uma das piores do mundo, isto, com base em dados estatísticos oficiais tanto a nível nacional como a nível mundial. Segundo o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que de acordo com estudos elaborados pelo seu corpo técnico tem pontuado a qualidade de nossa educação em torno de 4,0 pontos, o que numa escala de 1 a 10, está muito aquém dos índices de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, bem como fundamentado em estatísticas informadas pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico através de uma avaliação conhecida como “teste de pisa”, na qual o Brasil ocupa a 37ª colocação entre 40 países avaliados, enquanto que em disciplinas isoladas como, por exemplo, Matemática está no 40º lugar, ou seja, no último lugar.
No dia 24 de abril, foi dado o pontapé inicial deste movimento na capital Alencarina, Fortaleza-CE, na qual disse o Senador Cristovam Buarque: “Chegou a hora de transformar a educação em um movimento suprapartidário, social, e ideológico”. Lembrou ainda o senador – “Todas as mudanças que ocorreram no Brasil começaram com o povo nas ruas. Diretas Já, Constituinte Já, Impeachment Já, tá na hora da Educação Já”.