segunda-feira, 7 de maio de 2007

FRASES FASCINANTES

"Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobrí-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo"
( Dr. Augusto Cury - Pais Brilhantes Professores Fascinantes)

FRASES INTELIGENTES

"Espero que os trabalhadores brasileiros ainda tenham a esperança de que é possível" (Senador Cristovam Buarque, durante discurso no Senado).

SPA - A SÍNDROME DOS PROFESSORES II

A síndrome do SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), tem sua origem, segundo Dr. Augusto Cury, relatada em sua obra Pais Brilhantes Professores Fascinantes, na tecnologia hoje à nossa disposição, como a televisão, a internet, os jogos em rede, etc. Estes avançados e poderosos meios de comunicação jogam principalmente na memória dos nossos jovens e adolescentes milhares de imagens, cores, modelos sociais incorretos e corretos, características de personalidades profundamente antagônicas, tais como, policiais irreverentes, bandidos destemidos, políticos corruptos, pessoas divertidas, pessoas desonestas que sempre levam vantagem em tudo e que mostram a banalidade do crime, o averso da cidadania, como se fossem “coisas normais”, o que poderíamos dizer “coisas comuns” em nossos dias, mas, não normais. Estes fatos, estas imagens são registradas na memória desses jovens e adolescentes e competem com a imagem dos pais, e dos professores.
Os resultados inconscientes desta competição desastrosa são gravíssimos. Os educadores perdem a capacidade de educar dentro de um padrão de correção e qualidade e, de influenciar o mundo psíquico dos educandos. Segundo análise do Dr. Augusto Cury, “... seus gestos e palavras não têm impactos emocionais e, conseqüentemente, não sofrem um arquivamento privilegiado capaz de produzir milhares de outras emoções e pensamentos que estimulem o desenvolvimento da inteligência”. E diz mais o Psicólogo: “A maior conseqüência do excesso de estímulos da TV é contribuir para gerar a Síndrome do Pensamento Acelerado, SPA. Nunca deveríamos ter mexido na caixa preta da inteligência, que é a construção de pensamentos, mas, infelizmente, mexemos. A velocidade dos pensamentos não poderia ser aumentada cronicamente. Caso contrário, ocorreria uma diminuição da concentração e um aumento da ansiedade. É exatamente isso que está acontecendo com os jovens”.
A síndrome SPA produz uma hiperatividade mental de fundo não genético. Quais são as causas da SPA? 1º) O excesso de estímulos visuais e sonoros emitidos pela TV, que atingem principalmente a região da emoção; 2º) O excesso de informações – com respeito ao excesso de informações, Dr. Cury afirmar que uma criança de sete anos de idade nos dias atuais tem muito mais informações do que um ser humano de setenta anos, há um ou dois séculos; e 3º) A Paranéia do consumismo exacerbado da estética, que dificulta a interiorização – doença mental que se caracteriza pelo enfraquecimento do intelecto, consumismo incontrolável, acompanhado de um sentimento de perseguição, de sentimento de grandeza, etc. Tudo isso gera uma perda do prazer pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Tudo isso tem nos levado a uma vida estressante, depressiva e de pouca qualidade. A SPA compromete a saúde psíquica do ser humano de três formas, segundo Dr. Cury: 1ª) Ruminando o Passado e desenvolvendo sentimento de culpa; 2ª) Produzindo preocupações sobre problemas existenciais e 3ª) Sofrendo por antecipação.
Segundo consta na obra Pais Brilhantes Professores Fascinantes, resultados de pesquisas realizadas recentemente há cerca de mais ou menos quatro anos, “apontam uma revelação estarrecedora. Na Espanha, 80% dos professores estão estressados. Na Inglaterra, o governo está tendo dificuldade de formar professores principalmente de ensino fundamental e médio, porque poucos querem esta profissão.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto da Academia de Inteligência (IAI), no Brasil, 92% dos professores estão com três ou mais sintomas de estresse e 41% com dez ou mais. É um número altíssimo e preocupante indicando que quase a metade dos professores não deveria estar em e sala de aula, mas internado numa clínica antiestresse. Compare com este outro número: na população de São Paulo, dramaticamente estressada, 22,9% estão com dez ou mais sintomas.
Os números gritam. Eles indicam que os professores estão quase duas vezes mais estressados do que a população de São Paulo, que é uma das maiores e mais estressantes cidades do mundo”.
Mas, o autor desta obra nos dá um pouco mais de ânimo quando diz: “Há uma esperança no caos. Precisamos construir a escola dos nossos sonhos. Aguarde!”.