segunda-feira, 14 de maio de 2007

COMENTÁRIO

É com muito prazer que registro o comentário feito pelo prof. e amigo Antonio Padre da Silva, professor da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Norte.

"Louvável a atitude do nobre Senador Cristovam Buarque. Que outros Senadores, adiram a este pleito que, com certeza também é o de toda a Nação Brasileira".

( Prof. Antonio Padre - E. E. Dom João Costa - Mossoró/RN)

EDUCAÇÃO EM REVISTA V





A GRANDE MARCHA NACIONAL PELA “EDUCAÇÃO JÁ” CHEGA A FLORIANÓPOLIS (SC)

O movimento “EDUCAÇÃO JÁ” lançado pelo grande Senador da República Cristovam Buarque (PDT-DF), Ex-Ministro da Educação, homem de relevantes serviços prestados a esta nação na área da educação, cultura, economia, ciências, tecnologia e demais áreas, após passar pelos municípios catarinenses de Calmon e de Caçador, chegou nesta sexta-feira (11/05), próxima passada em Florianópolis, Santa Catarina. A concentração para o início desta grande caminhada estava prevista para acontecer no Terminal Integração (caso não chovesse no horário previsto, às 16:00h como estava sendo esperado pelos meteorologistas), e se estivesse chovendo o evento seria realizado em um outro local que seria no hall da Assembléia Legislativa daquele Estado.


MELHORIA DO ENSINO REQUER QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES, AFIRMAM ESPECIALISTAS.

A Comissão Permanente de Educação (CE), do Senado, realizou a sua primeira reunião nesta quinta-feira (10/05), em uma audiência pública, de um ciclo de audiências para debater exaustivamente o grave problema da Educação Brasileira visando encontrar de forma urgente os caminhos que nos levem a encontrar as possíveis soluções para tão angustiante situação.
O presidente da Comissão de Educação, Senador Cristovam Buarque, disse que a crise atual da Educação Brasileira advém da AUSÊNCIA DE PRIORIDADE na formação de professores pelas universidades. Ele enfatizou ainda que: “A pouca importância dada à licenciatura é mais freqüente nas universidades públicas”.

PARA SENADORES, VERBAS REDUZIDAS CONFIRMAM FALTA DE PRIORIDADE.

A Educação ainda não é tema prioritário no país, na opinião dos senadores que participaram do da 1ª Reunião do ciclo de debates sobre Educação no Brasil.
Para o Senador Flávio Arns (PT-PR), “A fatia destinada ao setor no Orçamento da União demonstra que a área não está entre assuntos relevantes para o governo”. Disse mais o Senador Arns – “Se achamos que algo é prioritário no país, olhamos o Orçamento: O dinheiro significa concretização de uma idéia”.
Da mesma forma a Senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), também considera baixos os valores destinados à Educação Básica – “Se a prioridade é Educação Básica, o percentual está baixo. Os índices de investimento mostram a prioridade, mostram o rumo”.
Segundo declarou o Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), “A reforma educacional deve contemplar procedimentos simples e eficazes. Para ele, é necessário destinar mais investimentos em setores básicos da educação. Equipamentos modernos, disse, podem ser inadequados nos casos em que as escolas não têm condições de manter os aparelhos”.

FRASE INTELIGENTE

“A educação atual do Brasil está defasada e ainda mantém a mesma estrutura de 100 anos atrás, apesar do avanço de recursos tecnológico” – Para o Senador Cristovam Buarque, todos esses fatores são responsáveis pelo atraso a que está submetido o país.

(Cristovam Buarque – No lançamento do Movimento: “Educação Já” em Florianópolis)

REPRESENTANTE DA UNESCO NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NO SENADO SUGERE PACTO PARA BUSCA DE SOLUÇÕES

O representante da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no Brasil, Vincent Defourny, disse que a situação da educação no Brasil é “crítica” e reconheceu a não possibilidade de solução em curto espaço de tempo.
Vincent sugeriu um pacto suprapartidário para analisar esta situação tão crítica de nosso país. Sugeriu ainda que as mudanças devam começar a partir da educação básica. Na sua visão, essa etapa da formação capacita as pessoas a dominarem os códigos fundamentais da sociedade, do conhecimento – leitura com compreensão, aprendizagem contínua e desenvolvimento do raciocínio, entre outros.
O especialista também ressaltou “ser mais do que necessário fortalecer a credibilidade da sociedade brasileira no poder da educação como instrumento de mudança e de crescimento do país” e disse que “o momento deve ser de união em favor do setor”. Para ele é preciso aproveitar oportunidades educativas já existentes em cada cidade”.