segunda-feira, 16 de abril de 2007

EDUCAÇÂO EM REVISTA III

GOVERNO DE MG QUER COLOCAR MAIS 55 MIL CRIANÇAS EM REGIMA INTEGRAL
No segundo semestre de 2007, a Secretaria de Educação do Governo de Minas Gerais vai adotar o regime integral para 55 mil alunos. Serão oito horas de aula, em vez de quatro.
Atualmente, na rede estadual, 100 mil alunos estudam em horário integral - Mais de 20 mil em Belo Horizonte e na região metropolitana. O número contudo, ainda é pequeno: a rede atende a 2, 7 milhões de estudantes.
O regime de tempo integral está concentrado nas primeiras séries do Ensino Fundamental. A carga horária das disciplinas que estão no currículo não serão alteradas: as horas extras em que as crianças ficarão na escola serão preenchidas com atividades de lazer, esporte, cultura e aulas de reforço de Português e Matemática. Serão atendidas unidades tanto da capital quanto do interior.
"Este é um grande exemplo para quem busca EDUCAÇÃO DE QUALIDADE".
Transcrito do Jornal Uol Educação
Informações dadas pela Assessoria da Secretaria de Educação do Estado
Grifo do Autor.
GOVERNO GASTA POUCO COM EDUCAÇÃO
Estudos realizados pela Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostra que os gastos com a seguridade social - Previdência, Assistência e Saúde cresceram de 1995 a 2005.
Mas, por outro lado, esta mesma pesquisa diz que o Brasil investe pouco em Educação e saúde, seja em relação ao nível de financiamento exigida para oferecer serviços de qualidade seja em relação a outros países do mundo.
No caso da saúde, o reltório menciona dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que o Brasil investe no setor público 3,45% do PIB (fórmula de cálculo antiga), contra 5,1% da Argentina, 6,9% do Reino Unido e 7,2% da França.
Em Educação, o IPEA menciona estudo realizado na gestão do então ex-ministro da Educação, hoje Senador Cristovam Buarque, que teria estimado em 8% do PIB o volume de recursos necessários para a oferta de ENSINO DE QUALIDADE.
FRASES INTELIGENTES
" A universalização da educação no Brasil depende, entre outros fatores, da valorização, formação e motivação dos professores".
Cristovam Buarque, ao justificar projeto que cria a biblioteca do professor