segunda-feira, 23 de abril de 2007

O SPA* - A SÍNDROME DOS PROFESSORES I

O mundo moderno nos trouxe muitas facilidades e muitas coisas boas, no campo das comunicações, na medicina, na engenharia, na farmacologia, na agricultura, na área tecnológica, etc. Mas o profundo desequilíbrio gerado pela desumana divisão das riquezas das nações, tem contribuído para gerar um verdadeiro caos na sociedade humana, somente visto igual nos filmes de ficção científica.
Hoje vivemos dias maus nos quais as pessoas têm medo até de sair de casa, pois não sabem se vão retornar para o seu lar. Porque podem ser assaltadas na esquina, na panificadora ou na sorveteria e serem mortas por motivos fúteis e banais. Algumas profissões como por exemplo, os policiais militares, nas grandes cidades como Rio de Janeiro e são Paulo, os seus visinhos, a sua comunidade, a escola de seus filhos não podem saber qual a sua profissão porque eles podem correr riscos de morte.
Há algum tempo, a televisão brasileira vem mostrando cenas de vandalismo, violência, ameaças e mortes (homicídios, latrocínios, balas perdidas, acertos de contas, etc.), nas escolas do país. A violência chegou à escola. Recentemente o Jornal Nacional da Rede Globo, o maior veículo de comunicação desta nação, levou ao ar uma matéria cujo título era: “Depressão nas Salas de Aulas”, isto na noite do dia 09 de abril de 2007.
Esta matéria comentava uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) , que revelou a preocupante informação de que um grande número de professores da Rede Pública está sofrendo de depressão e estresse. Uma professora, Maria Cristina, trabalha dois turnos e ainda leva serviço para casa. Mas a sobrecarga não é o único problema. Há dois anos, a professora foi atingida por uma pedrada dentro da sala de aula. “Isso me causou um desconforto muito grande e eu achei melhor buscar uma terapia e eu venho desenvolvendo problemas de hipertensão e diabetes a partir desse episódio”, afirma a professora.
Uma pesquisa feita em 26 escolas da Rede Municipal, em Belo Horizonte, Minas Gerais, constatou que a metade dos professores sofre algum tipo de transtorno mental. A depressão e a ansiedade se manifestam de diferentes formas: “esquecimento fácil, falta de concentração, alterações de sono, alterações de humor, irritabilidade, doenças somáticas, como dor de estômago”, lista a pesquisadora Sandra Gasparini.
A professora Liliane Morais gasta mais de R$ 500,00 com remédios contra a depressão. “Sentia muitas dores de cabeça, dor no corpo como um todo.Todos os meus problemas de saúde se agravaram. Tinha dias que eu não conseguia ir trabalhar e até hoje ainda sinto esses reflexos”, diz a professora.
Segundo CNTE na Educação 30% dos afastamentos em escolas da Rede Pública do país são provocados pelo estresse. Uma situação por demais preocupante porque pode afetar a QUALIDADE DE ENSINO.
“Nós consideramos que qualquer atividade, qualquer iniciativa individual da própria pessoa ou das próprias entidades sindicais não dão conta de resolver esse problema que é bastante grave. É preciso também a implementação de uma política pública de acompanhamento de prevenção das doenças profissionais”, afirma Inês Camargo, da CNTE.
O Dr. Augusto Cury, em seu livro: Pais Brilhantes Professores Fascinantes – Editora Sextante, diz: “A educação está falida, a violência e a alienação social aumentaram porque, sem perceber, cometemos um crime contra a mente das crianças e dos adolescentes. Tenho convicção científica de que a velocidade dos pensamentos dos jovens há um século era bem menor do que o atual, e por isso o modelo de educação do passado, embora não fosse o ideal, funcionava”.
Portanto, temos que encontrar uma solução para esse problema. As escolas públicas das grandes cidades, qualquer que seja o estado ou a região do país, vivem momentos conturbados de muita violência, arrombamentos, furtos, roubos, assaltos, ameaças e mortes. E tudo isso tem contribuído para o agravamento desta situação que tem acometido os professores da Rede Pública deste país. Até quando teremos que suportar tal situação? Ou será que nossos governantes não têm solução para este problema?


* SPA: Síndrome do Pensamento Acelerado

FRASES FASCINANTES

“Professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e conhecimento em experiência”.
( Augusto Cury – Pais Brilhantes Professores Fascinantes)