quinta-feira, 3 de maio de 2007

ALGUNS ÍNDICES (IDEB) NORTE-RIO-GRANDENSES

No Rio Grande do Norte (1ª Fase - 2,6 - 2ª Fase - 2,6 - Projeção para 2021; 1ª Fase - 4,8 - 2ª Fase - 4,6 e no Ensino Médio da Rede Pública Estadual, os números não são muito alentadores - Ens. Méd. - 2,6 - Projeção para 2021 - 4,4); Natal (1ª Fase - 3,3 - 2ª Fase - 3,1 - Projeção para 2021 - 1ª Fase - 4,5 - 2ª Fase - 5,o); Mossoró ( 1ª Fase - 3,2 - 2ª Fase - 3,1 - Projeção para 2021 - 1ª Fase - 5,5 - 2ª Fase - 5,1) e Caicó ( 1ª Fase - 2,9 - 2ª Fase - Nada Registrado - Projeção para 2021 - 1ª Fase - 5,2 - 2ª Fase - Nada Registrado). Os índices observados no ano de 2005, são tomados como ano base para os cálculos das projeções do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), dos anos subsequentes, estes números mostram o produto do descaso dos governantes para com a Educação neste País. È lastimável, para não dizer vergonhoso, os índeces registrados no Estado do Rn e nas principais cidades deste estado. E, mesmo com essas projeções do PDE, para o ano 2021, estes números ainda são medíocres quando comparados com índices dos países desenvolvidos.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

CONSULTA AO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - CONSULTE O IDEB DE SUA CIDADE

CPI DA EDUCAÇÃO

O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu nesta quarta-feira (25/04), em Plenário, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as causas estruturais do retrocesso na qualidade do ensino no Brasil.
“É preciso debater os motivos que fazem com que um editorial de 50 anos atrás continue tão atual – Disse Cristovam, citando um editorial publicado pelo jornal O Globo há 50 anos, em 25 de abril de 1957, em que a publicação critica a qualidade de ensino e a falta de escolas no país.”, afirmou o Senador.

SOMENTE 10 CIDADES NO BRASIL TÊM ENSINO DE QUALIDADE

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi divulgado nesta sexta-feira, próxima passada (27/04), pelo Ministério de Educação na internet, revela que somente em dez cidades do país, dos mais de 5.500 municípios brasileiros, os alunos da Rede Municipal de 1ª a 4ª série conseguiram ultrapassar a média 6,0 (seis), equivalente ao padrão de aprendizagem (qualidade), dos países desenvolvidos. Este número corresponde a 0,8181…%. Isto no mínimo é vergonhoso como diria o eminente jornalista Boris Casoy.
No ensino médio, 16 estados ficaram abaixo da nota média 3,0 (três), numa escala de 0 a 10. Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que conseguiram a média mais alta, não passaram de 3,5. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC, calculou o Ideb dos estados.

FRASES INTELIGENTES

“O piso salarial do professor é correto, mas não está vinculado à qualificação que é necessária”.
(Senador Cristovam, ao criticar o PDE detalhado Pelo Governo Lula)

EDUCAÇÃO EM REVISTA IV

A GRANDE CRUZADA POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE CONTINUA: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE LANÇA EM MINAS GERAIS
O MOVIMENTO “EDUCAÇÃO JÁ”

O ilustre Senador da República, Dr. Cristovam Buarque, um dos homens que mais entende de Educação neste país, o criador da Universidade de Brasília (UnB); lançou nesta sexta-feira, próxima passada (27/04), juntamente com Deputados do PDT e de outros partidos, autoridades dos diversos segmentos do Estado de Minas Gerais, o movimento Educação Já. “Chegou a hora de transformar a educação em movimento suprapartidário, social e ideológico”, explica o senador.
O lançamento oficial do movimento em MG, aconteceu na Praça Che Guevara, em Belo Horizonte. “Todas as mudanças que ocorreram no Brasil começaram com o povo nas ruas. Diretas Já, Constituinte Já, Impeachment Já. Agora está na hora do “Educação Já” para o Brasil.