quinta-feira, 2 de agosto de 2007

POSSE

O Deputado Carlos Alberto Rosado (DEM-RN), Betinho Rosado, toma posse em sessão da Câmara Federal, presidida pelo Deputado José Incêncio Oliveira, às 14 horas e 15 minutos, assumindo vaga deixada pelo saudoso Deputado Potiguar Nélio Dias. Presentes à sessão estavam : A Senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM-RN), da cidade de Mossoró-RN, juntamente com o Ex-Deputado Estadual do Rio Grande do Norte (Ex-Presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte), Carlos Augusto Rosado.

MPF ENTRA COM AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CONTRA A GOVERNADORA DO RN

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, ajuizou ontém Ação de Improbidade Administratativa contra a governadora do Estado, Wilma de Faria (PSB-RN), devido a supostas irregularidades na construção da ponte Forte - Ridinha, em Natal.
Outras 22 pessoas são acusadas na ação, entre elas executivos das construtoras Queiroz Galvão (Líder do consórcio que faz a ponte), Construbase Engenharia e Outec Engenharia de projetos).

Relatório feito a pedido do MPF mostrou que houve sobrepreço "sem aparente explicação" de R$ 14,7 milhões na obra, além de R$ 982 mil de "maximização indevida dos lucros" do consórcio.

Análises posteriores do TCU (Tribunal de Contas da União) e da CGU (Controladoria Geral da União), apontam que o sobrepreço na obra foi ainda maior: R$ 38,2 milhões, dos quais R$ 29,6 milhões já foram pagos, o que configura superfaturamento.

Parte desse suposto prejuízo ao erário público foi causado, segundo o MPF, por falhas no projeto, que permitamitiram inclusão de valores com sobrepreço e alterações na execução da obra para aumentar o valor do contrato.

A ação aponta que também houve restrição da competitividade durante a licitação da obra, pois foram feitas exigências excessivas de qualificação técnica das possíveis competidoras.

A procuradoria pede à Justiça que aplique as sanções tipificadas em casos de improbidade administrativa, como bloqueio de bens e suspensão de direitos políticos dos acusados.

A ponte, tida pelo governo potiguar como a maior construção do tipo com estais (Cabos metálicos), do Brasil, foi orçada em R$ 194 milhões, dos quais foram pagos cerca de R$ 170 milhões, segundo a Secretaria de Obras do Estado.

O MPF considera "irrefutável" a responsabilidade de Wilma nas irregulares, por ela ser a "representante máxima do Estado".

Outro suposto fator de responsabilização é o nome dado à ponte: "Ponte de Todos Newton Navarro", que se parece com o slogan "Governo de Todos", da administração estadual.


TRANSCRITO NA INTEGRA

FONTE: Uol Últimas Notícias

ESCRITO POR: João Carlos Magalhães (da Agência Folha).


GOVERNADORA DO RN WILMA DE FARIA NÃO COMENTA ACUSAÇÃO DO MPF PORQUE AINDA NÃO FOI NOTIFICADA

A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Maria de Faria (PSB-RN), afirmou que só comentaria a acusação de improbidade administrativa a ela imputada, com relação a supostas irregularidades na obra da ponte Forte - Ridimha, quando for oficialmente notificada.
A assessoria do governo disse que a obra é lícita e a mais importante do Estado nos últimos 20 anos.
O Secretário de Obras do Estado, Adalberto Pessoa, recusou-se a fazer qualquer tipo de comentário a acusação do MPF, por desconhecer a argumentação do Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte. Em relação à bonificação paga ao consórcio, disse que tomou como base o valor pago em outras construções de ponte com estais.
A Construtora Queiroz Galvão, em nome do consórcio, negou a existência de irregularidades na obra desta ponte, defendendo o consórcio da acusação do MPF. Segundo a assessoria da empresa, a defesa do grupo consorciado já foi apresentado à Justiça. Os dois engenheiros da outra empresa citada, a Outec Engenharia, estavam viajando ontem e não foram localizados.
Fonte: Uol Últimas Notícias (Agência Folha).

REVELAÇÕES DA CAIXA-PRETA DO AIRBUS-A320 DA TAM

RECONSTITUIÇÃO DO ACIDENTE
1. No momento do pouso, os manetes deveriam estar em ponto morto segundo informações da caixa-preta do avião, mas apenas o manete esquerdo fixou nesta posição. O direito foi deixado em posição de acelerar;
2. Chovia no momento do pouso da aeronave e a pista estava molhada. Quando o avião toca o solo, a uma velocidade entre 222Km/h e 240Km/h, os dois manetes deveriam estar em posição de reverso máximo, mesmo com o reverso da direita inoperante, O manete da direita deveria ter sido colocado em posição de reverso máximo, como o esquerdo;
3. No momento em que o reverso é acionado, os spoilers do avião são acionados automaticamente; mas isso não ocorreu com Airbus da TAM, supõe-se que o Sistema de Computação de bordo "leu" a aceleração da turbina direita;
4. Os pilotos tentaram usar o freio hidráulico, mas sem sucesso, mesmo assim, o avião chocou-se contra o prédio da TAM Express a 175 Km/h.
NOMENCLATURA AUXILIAR
MANETES - Alavancas que controlam a potência das turbinas direita e esquerda; ficam localizadas na cabine de comando.
REVERSO - Sistema que inverte o fluxo das turbinas diminuindo a velocidade da aeronave. Este mecanismo auxiliar é instalado na turbina e ajuda a frear o avião em procedimento de pouso.
SPOILER - Sistema auxiliar de freio aerodinâmico que rompe o fluxo de ar sobre as asas; ficam acoplados às asas do avião.
FREIOS HIDRÁULICOS - Ficam posicionados no trem de pouso e são acionados pelos Pilotos por meio de pedais.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

CPI DA CRISE AÉREA LÊ ABERTAMENTE DEGRAVAÇÃO DE VOZ DOS PILOTOS DO AVIÃO DA TAM

Em sessão aberta, a CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, divulgou, nesta manhã, a transcrição dos diálogos ocorridos, entre piloto e co-piloto do Airbus-A320 da TAM, momentos antes do trágico acidente. A trancrição em inglês, foi traduzida simultaneamente pela Deputada Luciana Genro (PSOL-RS).
Estes são os últimos segundos da gravação contida na caixa-preta do avião que fazia o vôo JJ 3054 da TAM que se acidentou no aeroporto de Congonhas, São Paulo, no último dia 17, do mês de julho.
As vozes são do comandante da aeronave, do co-piloto e os registros de gritos e barulhos foram feitos pela própria Aeronáutica:

- Spoilers nada. (O que significa que os freios aerodinâmicos que ficam na parte de cima das asas não funcionaram).
- Olhe isso.
- Desacelera, desacelera...
- Eu não Consigo, eu não consigo.
- Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!
- Vai, vai, Vira, vira, vira!

Som de batida.

- Ah, não.

Som de grito.
Som de batida.




segunda-feira, 30 de julho de 2007

ARREBATAMENTO DE ESPÍRITO

"O Senhor me arrebatou em espírito e vi coisas que jamais poderia ter visto (...) Eu vi dezenas e centenas de pessoas mortas que eram levadas para um lugar escuro" (Pastor Luiz Antonio, em mensagem pregada no Congresso Gideões de 2007. Ele foi uma das vítimas do acidente com o avião da TAM.) Clique aqui para ver o vídeo.

A REVOLUÇÃO EDUCACIONAL QUE O BRASIL PRECISA: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

A Educação é um processo tão dinâmico que não aceita fórmulas definitivas – muito pelo contrário, pressupõe uma constante e incisiva busca de novos métodos, novos conhecimentos, novas alternativas, novas vivencias, novos tempos, de modo a atender a demanda histórica do momento em que se vive e com um olhar vigilante no futuro.
No entanto, estamos assistindo de forma muito passiva à decadência pela qual passa a educação pública em nosso país. As condições físicas e estruturais das escolas estão precárias, a desvalorização profissional cada vez tende a aumentar, o descaso político para com a educação tende a se aprofundar de forma mais intensa, os salários dos educadores, a cada dia tornam-se mais imorais. Não podemos, portanto, diante de todos estes fatos que a nação brasileira já conhece ficarmos de braços cruzados e nos omitir diante desta questão de crucial importância para alavancar o desenvolvimento social, político e econômico desta nação. Todos sabem que as grandes potencias mundiais emergiram somente depois que priorizaram e organizaram seu sistema educacional.
Assim não podemos encarar recursos aplicados na educação como gastos. Mas, sim como investimentos altamente produtivos. Assim podemos dizer que qualquer investimento com a educação é pouco para uma nação, principalmente enquanto não se consegue incuí-la no grupo do chamado primeiro mundo.
É por essas e por muitas outras razões que temos plena convicção de que a maior obra social que um governante pode fazer pelo seu município, estado ou pela nação é a implementação da escola em tempo integral.
Podemos, a título de esclarecimento, relacionar alguns aspectos importantes que norteiam a escola em tempo integral: (1) – Proporciona momentos para reforço escolar em ambientes mais abertos e informais, livres das amarras da escola tradicional, onde o que predomina é a liberdade de expressão em atividades esportivas, artísticas, recreativas e de exercício cidadania; (2) – Com a implantação do regime de tempo integral, a violência que grassa por todo o país, será reduzida no mínimo, em 50%, o que aumenta a perspectiva de vida sadia e segura para todos, pois as crianças, adolescentes e os jovens, principalmente das famílias mais pobres e carentes, que não têm acesso a outros afazeres como leituras, jogos, internet, bibliotecas, piscina, etc, por razões econômicas, vão para a escola durante o meio período do dia e no outro ficam à mercê das ruas, onde pastoram carros, limpam pára-brisas de veículos, vendem bombons, castanhas, e ainda tornam-se presas fáceis dos marginais que os atraem para a venda de drogas. Quantos jovens não são mortos prematuramente em disputas na guerra por pontos de venda de drogas? (3) - É uma medida extremamente econômica. A primeira vista, pode até parecer, que provoca aumento de despesas no orçamento do município, estado ou união, mas a despesa para manter criminosos sob a guarda do Estado, as ações preventivas e repressivas de polícia, são infinitamente maior do que se gastará com o jovem na escola; (4) – Poderia ser visto como parte integrante dos Programas do Governo Federal – O Fome Zero/Bolsa-Escola – Porque a grande maioria das pessoas atendidas por esse programa está na faixa etária atendida por esses programas (Crianças, adolescentes e jovens). Portanto boa parte desses recursos que as famílias recebem pode ser direcionados para a escola de tempo integral; (5) – A escola pode ser auto-sustentável. Com a implantação de hortas comunitárias, confecção de material esportivo, confecção de vestimentas, impressões em telas, artesanatos, etc. (6) – É mais emprego. A implantação da escola em tempo integral propicia mais vagas de trabalho. E não seria mero empreguismo. Como o que acontece em muitas escolas que apresentam um quadro efetivo de professores muito grande, mas na realidade trabalhando temos um número menor do que o indicado no quadro, por uma série de fatores (licenças, afastamentos para tratamento de saúde, aguardo de aposentadorias, etc.), sabemos que o Brasil é um país continental, como diz o próprio Hino Nacional: "gigante pela própria natureza", em acelerado ritmo de crescimento e que a tarefa que temos pela frente no Brasil, para atender sua demanda interna é gigantesca e merecedora dos maiores esforços.
A solução para o problema da educação no Brasil passa pela implantação de uma Escola de Qualidade e de Tempo Integral. Portanto, convoquemos a todos os educadores verdadeiramente comprometidos com a educação, que juntos lutemos pela implantação de uma escola de tempo integral no Brasil.

ENTRE ASPAS

“Uma das principais alternativas encontradas para melhorar a Qualidade do Ensino da Rede Pública, seja dos Estados Brasileiros ou em outros países, é o pagamento de um bônus-extra aos professores. A proposta é valorizar o mérito dos professores que conseguem fazer com que seus alunos atinjam um desempenho escolar satisfatório, para isso se paga um diferencial a mais no salário.”

(Gilberto Dimenstein – Criador da OGN: Cidade Escola Aprendiz – Referindo-se a experiências que recompensam o professor)

PROFESSORES COM BOM DESEMPENHO SERÃO PREMIADOS

O Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab assinará um decreto que premiará os educadores com bom desempenho na Rede Pública Municipal da capital de São Paulo. O Bônus poderá chegar a R$ 4.800,00, o equivalente a três salários, dependendo do valor mensal que recebe cada professor.
Para ganhar o prêmio o docente tem que ser assíduo, pontual, obviamente ter um bom relacionamento com seus alunos, o número de evasão escolar ser baixo, o bônus aumenta quanto maior for o tempo de permanência do professor no mesmo emprego. A quantidade de associações de pais e mestres existentes na instituição também conta a favor, isso significa que quanto maior for a participação dos diversos segmentos da Comunidade Escolar maior será a distribuição dos bônus na escola. Todos os funcionários da escola receberão uma gratificação referente a assiduidade dos integrantes da comunidade escolar.
O novo decreto pretende acabar com a falta de comprometimento de alguns professores. Pois, atualmente já recebem R$1.200,00 como gratificação por bom desenvolvimento educacional. Pela lei, o benefício deve ser pago a todos os funcionários assíduos, porém, no ano passado 100% dos docentes tiveram bônus em seus salários. Apesar, de terem sido computados 333 mil horas/aulas perdidas. Com essa medida a Prefeitura da cidade de São Paulo, conseguiu reduzir o número de faltas dos professores da Rede Municipal. O Sucesso não vem somente com o acesso dos alunos à escola, algo mais tem que ser feito, principalmente por parte dos governantes.

ENTRE ASPAS

“Ora é sabido que a escola de turnos é uma perversão brasileira, que não existe no mundo civilizado. Por toda a parte, considera-se que só uma escola de tempo integral, para alunos e professores, dá garantia de uma escolaridade proveitosa a crianças oriundas de famílias que não estudaram. Elas constituem, entre nós, a imensa maioria por conseguinte, o retrocesso às escolas de turnos só é explicável por sectarismo ou ignorância.” (Darcy Ribeiro).

FISCAL LIBEROU PISTA SEM SAIR DO CARRO NO DIA DO ACIDENTE

O fiscal de pista Agnaldo Molina Esteves foi designado pela Infraero (Empresa estatal que administra os aeroportos), para vistoriar a pista principal do aeroporto de congonhas por causa da chuva antes do acidente com o avião da TAM, no último dia 17/07, nem desceu do carro para fazer a inspeção.
Fez três ziguezagues com o carro na pista e, segundo ele, não visualizou nenhuma poça ou lâmina d’água. Seu relato fez a pista do aeroporto ser liberada minutos depois.
O fiscal de pista e o responsável pelo COE – Centro de Operações e Emergência – Esdras Barros, não desceram do veículo para fazer a inspeção da pista. Afirmaram que a inspeção foi apenas visual e que não havia lâminas d’água.

ENTRE ASPAS

"Todo cristão deve influeciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor." (Lições Bíblicas - 3º Trimestre 2007 - CPAD).

ENTRE ASPAS

“Somente escolas destinadas a fornecer informações ou certos limitados treinamentos mecânicos podem ainda admitir o serem de tempo parcial.” (Anísio Teixeira).

VÔO 3054

“ – Passageiros:
Apertem os cintos,
Pousaremos em Congonhas.
(silêncio... muito silêncio...)
A chuva lá fora [fria],
A pista toda escorregadia.
(... e o pouso não para...
Não para jamais.)
(gritos... muitos gritos...)
O caos,
o pesadelo,
as explosões,
os destroços,
as mortes
e muitas mortes.
[arde em todos nós a solidão do fogo,
queimando-nos,
carbonizando-nos.]
Valei-nos Deus: é o fim...
é o fim dos nossos encontros
com todos nossos familiares;
(muito difícil),
é o fim dos nossos encontros
com todos nossos amigos.
Valei-nos Deus: é o fim para todos.
Restará agora o choro de dor,
por nós passageiros da agonia;
de um vôo já predestinado
há TAM(tas) mazelas,
dum caos aéreo...
Cadê as autoridades?
A Anac... a Infraero... a Aeronáutica?
Cadê a TAM?
O funcionário do governo que fez “aquele gesto”...
Cadê o presidente?
Cadê o povo?
Reajam todos!!!
Não fiquem daí só a chorar por nós:
Reajam todos!!!
Isto não pode acabar assim...
num vôo sem liberdade,
d’onde fomos pássaros sem asas,
amarrados a um fim.
Por todos nós do vôo 3054...
Reajam!!!
Reajam até o fim!!!
Depois... chorem, chorem em paz...
no silêncio das nossas almas...
profundamente...”

Elísio Soares – elisiosoares@yahoo.com.br

CAIXA-PRETA

Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exige a transcrição dos diálogos registrados na caixa-preta do Airbus-A320 da TAM, que acabava de fazer um pouso no dia 17/07, na pista principal de Congonhas, quando ocorreu o maior acidente da aviação brasileira.