quarta-feira, 13 de junho de 2007

LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA DAS 23 PROPOSTAS PARA REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE

2ª PROPOSTA - Implantar, ao longo dos próximos 10 ou 15 anos, UM PROGRAMA DE HORÁRIO INTEGRAL em todas as escolas públicas do país.

Não há Educação de Qualidade com menos de 6 (seis) horas diárias de aula, como garantem as classes alta e média aos seus filhos, somando as horas na escola com atividades paralelas.

a) Implantar o Programa Cidade Educadora - A Escola Básica Ideal (EBI).

Programa pelo qual todas as escolas de cada cidade sejam inteiramente reformadas: Salários, formação, dedicação, desempenho e avaliação dos professores; prédios e equipamentos e Implantação de Horário Integral, em todas as escolas de cada cidade. Ao mesmo tempo em que se instala a EBI - Escola Básica Ideal em 1.000 cidades, as demais teriam incentivos necessários para implantar o Horário Integral em parte de suas escolas.

C) Ampliação do Ano Letivo para 220 Dias de Efetiva Atividade Escolar.

Para que isso aconteça, será preciso modificar a atual LDB para ampliar em 20 dias o período letivo e definir que se trata de efetiva atividade educacional, e não apenas de atividade escolar com ações não necessariamente educacionais.

LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA

No Brasil, as escolas públicas estaduais e municipais, não têm Educação de Qualidade, exceto as Escolas Técnicas Federais, que obtiveram nota média entre 6.0 e 7,5; considerada boa pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas que precisa melhorar ainda mais dentro da previsão do Plano Nacional de Educação (PDE), para o ano 2010.
No item educação o Brasil está atrasado mais de um século. E, é considerado um país do faz de conta.
As escolas públicas brasileiras fazem de conta que oferecem turnos de 4 (quatro) horas aulas, em 200 dias letivos por ano. Na realidade essas 800 horas anuais não chegam a 400 horas, que na verdade não passam de 3 (três) horas aulas, se levarmos em conta os intervalos as distrações e as brincadeiras entre uma aula e outra, a recreação, momento no qual alunos e professores utilizam para fazer seu lanche, e que os dias letivos não chegam a 150 dias, quando são descontados os “feriados”, “lutos”, “paradas de advertências sindicais”, que geralmente caem em dias estratégicos para permitir imprensar o dia seguinte, “períodos de paralisação por tempo indeterminado” em momentos de greves, e ausências de professores por “carência de profissionais” ou por "falta de concursos" ou porque os "concursados não são convocados".
Diante desse quadro triste, vergonhoso e ao mesmo tempo preocupante, precisamos acabar com esse faz de conta, urge a necessidade de ampliar o período de permanência do aluno na escola para 1.320 horas por ano de efetiva atividade escolar220 dias letivos e 6 horas de aulas por dia letivo, juntamente com outras atividades de aprendizado (informática, idioma, arte: musical, cênica, pintura, desenho, projetos literários, etc...).
Não se pode mudar essa realidade da noite para o dia, esse será um longo processo, mas que se iniciado imediatamente, permitirá ao Brasil dar um grande salto em direção a uma educação de qualidade. Como tenho dito, não devemos esquecer – A Escola – como fulcro de toda essa questão, o seu paradigma administrativo terá que sofrer profunda transformação, os privilégios, os apadrinhamentos têm que acabar se é que queremos uma escola de qualidade social.
Teremos que indiscutivelmente criarmos o modelo da escola que desejamos – A Escola Básica Ideal – esta será o palco onde ocorrerão todas as transformações necessárias para que alcancemos a escola dos nossos sonhos; tudo nela será transformado: os salários deverão atingir os patamares desejados, os professores serão valorizados e reconquistarão a sua dignidade profissional, através de uma formação continuada, uma avaliação ético-profissional competente, reformas físicas estruturais dos prédios escolares (o Brasil tem em torno de 164.000 mil escolas das quais mais de 100.000 estão funcionando em prédios totalmente inadequados, mais de 22.000 não têm água encanada, mais de 20.000 não têm energia elétrica, etc.); Não têm computadores (laboratórios de informática) e a maioria dos seus equipamentos estão sucateados por falta de manutenção.
É extremamente necessário que as forças políticas brasileiras da união, dos estados e dos municípios se unam em torno dessas propostas para que o Brasil venha ter uma Educação de Qualidade. O Papa Bento XVI quando em sua visita recente ao Brasil, diplomaticamente e com muita educação mandou através da imprensa que dava cobertura ao evento, um recado ao poder político brasileiro dizendo que: “O melhor caminho que se tem para fazer o bem ao próximo é através da política”, quando ele esta voltado para atender os anseios populares. É chagada à hora da união de todos para o bem desta grande nação.
Em cada Escola Ideal, deverá ser firmado um pacto entre pais, alunos, professores, servidores. Gestores escolares e líderes políticos, pela rejeição de greves como caminho para reivindicações, e para garantir a continuidade da Revolução Educacional em todas as cidades brasileiras.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PALAVRAS SÁBIAS

"A maior causa do fracasso escolar, apesar do acesso, é que mesmo os letrados ignoram a diferença entre acesso e sucesso" (Senador Cristovam Buarque, no artigo Acesso e Sucesso).

ANTONIO FRANCISCO - UM CIDADÃO DO MUNDO

O grande poeta e cordelista mossoroense, Antonio Francisco é hoje um homem fadado a ser um cidadão do mundo, ou seja, um homem conhecido por povos do mundo inteiro, através da sua poesia hoje reconhecida não só no país de Mossoró, mas em toda extensão do território nacional. Um homem simples, humilde de coração, a quem Deus lhe deu ricos talentos na difícil arte da poesia. Um homem abençoado por Deus.
Antonio Francisco, um homem de profunda sensibilidade que consegue através de sua poesia, ver e reescrever o mundo de outra forma. Ele consegue através de sua visão privilegiada, retirar da triste realidade existencial do homem, do sofrimento humano e da agonia da natureza reescrever belíssimas histórias com o domínio que só ele tem sobre a rima e a métrica dessa talentosa arte que é a poesia.
A história dessa terra brava e heróica é feita por grandes nomes e o nome de Antonio Francisco já está incluso no rol desse elenco.

ABORTO LEGAL JÁ!

Ultimamente, estamos vivendo dias em que o amor está esfriando entre a humanidade... Parece até que o ódio fez morada nos corações das pessoas. A vida já não tem nenhum valor. Segundo as Sagradas Escrituras estamos vivendo momentos que caracterizam os primeiros sinais que antecedem o final dos tempos. Muitos outros sinais têm sido confirmados ao longo do tempo pelos quais temos visto: maremotos gigantescos (tsunamis), guerras intermináveis entre povos irmãos, verdadeiros genocídios matando mulheres, crianças, jovens, enfermos e idosos de forma inclemente e desumana, desvios de condutas sexuais extrapolando a normalidade dos fatos e invertendo os costumes naturais. Os valores humanos, religiosos, morais e éticos já não são mais os mesmos. Não somos radicalmente contra, mas, também não podemos ser deliberadamente a favor; como também não podemos e nem devemos discriminar, excluir, julgar e condenar pessoas que tomam tais decisões pessoais, somos por acaso Deus? A palavra do Deus altíssimo nos ensina que Ele na sua infinita misericórdia e amor, abomina o pecado, mas ama o pecador, de tal forma temos que aceitar e conviver com essas pessoas como elas são para não irmos contra nossos princípios cristãos, éticos e morais; pestes (AIDS, hepatites, síndromes, epidemias profundamente letais desconhecidas pelo mundo da ciência, se alastram rapidamente de forma devastadora pelo mundo afora, dizimando de forma arrasadora populações no mundo inteiro, em escala mundial); de que se queixa o homem? Queixe-se o homem dos seus próprios pecados.
Porquanto, assim como nos dias de Noé, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que ele entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. Assim também será a vinda do filho do homem nos dias que hão de vir.
Mossoró, há alguns dias passados, amanheceu ferida moralmente, quando viu seus prédios públicos e privados, suas igrejas católicas e evangélicas, suas escolas particulares e públicas, com suas paredes pixadas com a expressão: ABORTO LEGAL JÁ!
Algum(ns) grupo(s) feminista(s) ou defensores das causas feministas, acharam-se com o direito de reivindicar a legalização do aborto, de forma ilegal, com pixações públicas pixando palavras de ordem (ABORTO LEGAL JÁ!); esqueceram-se de que vivemos num país democrático onde prevalece a luta no campo das idéias e que ninguém pode forçar quem quer que seja, a aceitar suas opiniões, assim como também não podemos e nem devemos agredir aqueles que pensam contrariamente a nós. O respeito mútuo é o segredo para uma convivência pacífica entre os opostos e a paz entre os povos de todas as nações, línguas, credos e etnias.
Nós não somos contra os movimentos feministas, apenas pensamos diferentes, porque somos a favor da VIDA e não da MORTE! Acreditamos que Deus na sua onisciência enviou seu filho amado para dar sua vida para que pudéssemos ter vida e vida em abundância. Quando paramos para meditar sobre o direito que elas reivindicam que consiste na rejeição e na morte de um ser que não pediu para ser concebido, nascer, viver e que não têm sequer condições de se defender para continuar vivendo. Entendemos que nossos direitos só são válidos e verdadeiros, líquidos e certos, quando não tiram o direito do(s) outro(s). Quando procuramos ver o "instinto maternal" expresso na vida dos “animais inferiores”, o que vemos nos enternece o coração e nos faz lembrar os cuidados que nossa mãe teve conosco. Não há em toda natureza exemplo mais belo de instinto maternal do que a morte dos pelicanos, estes quando vêem que seus filhotes correm riscos de morrerem de fome, despenam o peito e se posicionam de maneira que os filhotes possam se alimentar da carne do seu próprio peito. Este sim é um ato de extremo zelo pela vida dos seus filhotes.
Não. Não podemos ser favorável a uma mãe que simplesmente quer tirar a vida de seu filho porque não quer ver as formas anatômicas dos seus seios serem modificadas por meio de um gesto sublime que é o ato da amamentação, porque não querem ver sua “barriguinha” malhada se tornar flácida com a maternidade, ou porque alega não ter condições adequadas para criá-los, ou porque alegam que não têm tempo para se dedicar a seus filhos, ou que não têm condições financeiras para criá-los, ou porque foram abandonadas pelos pais do filho que geraram, etc... etc... etc... Se desejavam continuar cultuando a beleza do seu corpo por que engravidaram? Se não tinham condições por que não se utilizaram de técnicas seguras para evitar a concepção? Existem muitos métodos contraceptivos que podem ser usados, como por exemplo, comprimidos, camisinhas, tabela, etc; com ajuda, orientação e acompanhamento da medicina pública familiar. Nós estamos vivendo na era do conhecimento.
Portanto caem por terra todos os argumentos levantados contra a VIDA. Sejam de falta de assistência médica (existem inúmeros Postos de Saúde que podem orientar as mulheres e a família nesse sentido), condições financeiras (utilizem-se dos recursos legais da adoção), livre arbítrio (seu direito não está acima do direito dos outros, o seu direito limita-se somente sobre a sua vida), estupro (este filho também é seu, mas, se não o quer alguém gostaria de criá-lo para isso existe a casa do menor abandonado, mulheres estéreis ansiosas por serem mães), gravidez indesejada (se é indesejada não a deixe acontecer), exceto quando a mãe corre risco de morte. Este sim é um motivo a ser pensado. E mais nenhum... Não... Não... Não podemos abrir mão do direito à vida.