quinta-feira, 26 de julho de 2007

A GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE ESTÁ FORTALECIDA

Através de notas oficiais fornecidas pelo Comando de Greve e pelo nível (em torno de 90%) de paralisação que temos visto nas escolas do Rio Grande do Norte, podemos afirmar que a greve está consolidada, mesmo, apesar das estratégias adotadas pelo governo do Estado, tentando desanimar, desencorajar, desestabilizar e até ameaçar os professores que estão sustentando esta paralisação e não deixando por menos investindo forte sobre o SINTE-RN.
A estratégia do governo do Estado consiste basicamente em dois pontos: (1) – A divulgação de uma nota repressora que ameaçava cortar o ponto dos grevistas, para feri-los mortalmente no seu ponto mais vulnerável que é o desconto ou a retenção do seu salário e ameaçar os professores que estão em estágio probatório; (2) – Atacar como forma de retaliação direta à Diretoria do SINTE-RN, como há muito tempo não se via tal procedimento. Através do ofício Nº. 865/2007-SEEC, de 05 de julho de 2007, solicita a “substituição” da representante deste Sindicato, junto à Comissão Estadual do Programa Pró-Funcionário e através de um outro de Nº. 944/2007-SEEC/GS de 11 de julho de 2007, vem intimar ao SINTE-RN que poderá por motivo de necessidade emergente, de professores em disciplinas específicas nas escolas da Rede Estadual de Ensino, convocar todos os professores que não foram eleitos para assumir cargos de Direção, para suprir esta carência, para isso foi dado um prazo de 10 (dez) dias, para que se apresentem a fim de que possam ser encaminhados para o preenchimento de vagas nas escolas de origem, caso contrário a Coordenadoria de Recursos Humanos da SEEC, passará a tomar medidas administrativas cabíveis.
Interessante, é que quando analisamos o quadro de necessidade de professores por municípios, vemos que em se tratando de Mossoró e demais municípios da região, esses números são tão pequenos, irrelevantes, que acredito e tenho certeza disso, não será necessário chamar ninguém. Isso porque os números apresentados refletem uma outra realidade, eles passam uma imagem de um quadro bem suprido e estável. No entanto, com a minha experiência de 30 anos de magistério e mais a experiência de um ano na Direção de uma escola, vejo quase como uma operação milagrosa na solução deste problema da escola pública que se arrasta por longo tempo. Na realidade esse fato, sempre abre uma brecha para o governante do momento, em ocasiões especiais abrir uma porta larga para o acesso de um grande número de “estagiários” que não são profissionais habilitados, que não são remunerados como tais e que geralmente só recebem no final de cada ano letivo. O governo aproveita-se da situação do desemprego generalizado, para utilizar um exército ocioso de mão-de-obra barata, deixando de chamar profissionais habilitados e aprovados em concursos (2000 e 2005), usando do artifício do contrato por tempo determinado de estagiários. Enquanto nesse país a educação não for de fato e de direito uma prioridade de governo, estes embates governo-educação irão sempre acontecer, mesmo sabendo que se trata de uma luta desigual, pois o governo tem a poderosa máquina do estado em suas mãos, faz a lei segundo a sua vontade e por força da lei obriga o cidadão a cumprí-la resignadamente. Mas, diante desta realidade se faz necessário que a relação trabalho-produto tem um papel importante na sociedade, o padeiro trabalha com a massa do pão, fazendo sair das suas mãos o pão que deseja; o ferreiro trabalha com o ferro, moldando a peça idealizada, o pintor trabalha em sua tela produzindo sua obra prima, da mesma forma o educador tem que trabalhar a sociedade futura que passa pelas suas mãos, para que esta sociedade seja uma sociedade justa, honesta, solidária e acima de tudo competente.

A pauta de reivindicações aprovada pela categoria para esta campanha salarial 2007 é composta dos seguintes pontos:

Plano de Carreira para os funcionários da Educação;
Promoções horizontais e verticais;
Concursados 2000;
Perdas dos professores do quadro suplementar;
Aumento salarial;
Vale-alimentação;
Meia passagem urbana;
Plano de habitação compatível para a categoria;
Convocação dos concursados de 2005
Revogação da portaria de nº. 743/06, que impedia a concessão de licença-prêmio;
Concessão de aposentadorias automáticas e em tempo Record;
Pagamento de 1/3 de férias para os professores convocados;
Pagamento aos estagiários e aos professores que prestaram serviço como horas suplementares;
Concessão de aposentadorias de acordo com a Lei Federal de nº. 11.301/06;
29% de reajuste salarial rumo ao Piso Nacional.

Esperamos que a Excelentíssima Srª. Governadora Wilma de Faria, possa se sensibilizar com a situação atual dos professores da Rede Pública do Estado do Rio Grande do Norte, e num gesto elegante e reconhecedor possa sentar à mesa das negociações e atender os pleitos justos dos educadores deste Estado ou então autorize e Exma. Srª. Secretária de Estado da Educação e Cultura - Ana Cristina Cabral Medeiros - a negociar com os professores.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

ENTRE ASPAS

"Creio que, ao invés de entrarmos em recesso, deveríamos suspendê-lo enquanto este assunto não for concluído convenientemente." (Senador Cristovam Buarque - Em discurso proferido no Plenário do Senado, referindo-se ao recesso da casa e a solução do problema do Senador Renan Calheiros).

UFRN 2008 – INSCRIÇÕES COMEÇAM NO DIA 30 DE JULHO

A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – abre inscrições para o seu vestibular 2008, no dia 30 de julho, do corrente ano, a partir das 08:00 horas. O prazo de inscrição vai até o dia 19 de agosto, às 23h:59min. Neste concurso serão oferecidas 4.005 vagas para os cursos de graduação desta instituição.
As fichas de inscrição podem ser preenchidas pela INTERNET. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 (para candidato com isenção parcial, R$ 50,00). O pagamento desse valor poderá ser feito até o dia 20 de agosto.
As provas serão realizadas em três dias: 25,26 e 27 de novembro, das 08h30 às 12h40. Nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
As obras de leitura obrigatória para o processo seletivo 2008 são: A Moratória
(autor: Jorge Andrade), Coleção Para Gostar de Ler – Volume 7 (autor: Vários), Contos de Aprendiz ( autor: Carlos Drumond de Andrade), Livro de Poemas (autor: Jorge Fernandes) e O Atheneu (autor: Raul Pompéia).

ENTRE ASPAS

"Se por Plano entendemos intenções de atuação do Poder Público diante de demandas específicas da sociedade, utilizando-se de recursos previsíveis, podemos afirmar que os arremedos de planos de educação no Brasil vêm de longa data." (João Monlevade - Universidade Federal de Mato Grosso - Falando Sobre Planos Nacionais de Educação).

CEFET-RN DIVULGA CONCORRÊNCIA NO VESTIBULAR

O CEFET-RN – Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte – divulgou a concorrência no 2° Processo Seletivo de 2007. O curso mais procurado pelos estudantes inscritos é o de Tecnologia em Gestão Ambiental, nas cotas de estudantes de escolas públicas (chamadas de “diferenciadas”), com 16,35 candidatos/vagas e o segundo lugar na categoria geral, com 14,59 candidatos/vagas.
As provas do vestibular de acesso a essa Escola serão realizadas nos dias 29 e 30 de julho do corrente ano, em Natal. Os exames constarão de 80 questões objetivas e uma redação.
O resultado das provas objetivas será divulgado no dia 8 de agosto, e o resultado final, no dia 20 do mesmo mês.
São ao todo, oferecidas 326 vagas, distribuídas nos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica, Tecnologia em análise Ambiental, Tecnologia em análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Comércio Exterior, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Espanhol.

CURSOS SUPERIORES REPROVADOS DUAS VEZES DEIXARÃO DE PARTICIPAR DO PROUNI – PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL

Curso de Ensino Superior que for reprovado duas vezes sucessivamente, será excluído do Programa do governo federal – PROUNI – Programa Universidade para Todos. O mecanismo do Governo Federal utilizado como critério balizador para promover essa exclusão é o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – do qual faz parte o ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Ensino Superior.
A lei que criou o PROUNI, em 2005, previa que os cursos superiores seriam desligados do programa após três avaliações insuficientes, o que representaria uma espera de 6 (seis) anos até que o curso reprovado deixasse de fazer parte do programa.
A proposta da mudança na lei partiu do Congresso Nacional, mas foi devidamente aceita pelo governo federal. Ainda de acordo com a nova lei, a instituição que tiver cursos desligados do PROUNI, deverá distribuir essas bolsas em outros cursos que possuir e que não tenham sidos é claro, reprovados pelo SINAES.
O ENADE é realizado a cada três anos para cada grupo de cursos. As primeiras avaliações começaram em 2004 e apenas no ano passado, 2006, o Ministério da Educação concluiu a avaliação de todos os cursos superiores do país.
Neste ano, recomeçam as avaliações dos cursos do primeiro grupo, analisados em 2004. Na soma dos três anos, cerca de 2000 cursos tiveram conceitos 1 e 2 no ENADE, o que equivale as notas reprovativas consideradas pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Nesse número, no entanto, estão incluídos instituições federais e estaduais como também cursos privados que não aderiram ao PROUNI.

ENTRE ASPAS

"A humildade de espírito predispõe o homem para o serviço de Deus, tanto na igreja como na sociedade." (Lições Bíblicas - 3º Trimestre de 2007 - CPAD).

VÔO JJ 3054 DA TAM – O VÔO PARA A MORTE

Após o maior e mais trágico acidente da aviação brasileira, ocorrido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ainda permeia em todos os segmentos da sociedade deste imenso país, o que teria causado este acidente que abalou toda a nação brasileira. As causa alegadas são muitas, como por exemplo, falha humana, cuja responsabilidade recairia sobre o piloto e co-piloto que estavam comandando a aeronave; homens cujos perfis profissionais traçados pelas horas de vôos do curriculum de cada um demonstram excelentes profissionais; falhas técnicas: tais como, o reversor que não funcionou, o sistema de frenagem do avião que também provavelmente não funcionou, a pista de pouso coberta com uma lâmina de água superior a permitida para pousos com segurança absoluta, a ausência de grooving (ranhuras que têm como função realizar a drenagem da água que cai sobre a pista e que permite uma maior aderência da pista aos pneus da aeronave possibilitando uma maior e mais eficiente frenagem do veículo aeroviário), equipamentos de controle do tráfego aéreo insuficientes e necessitando de investimentos na renovação e atualização desses equipamentos... São tantas quantas se possam imaginar, mas até agora, nenhuma foi definitivamente apontada como responsável por este acidente que tragicamente ceifou de uma só vez quase ou mais de 200 preciosas vidas.
As caixas pretas do Airbus-320 da TAM, foram enviadas para análises no NTSBNational Transportation Safety Bureau, nos Estados Unidos. Aguardemos então os resultados. Essas informações são importantíssimas para a elucidação deste caso.
Hoje, a Infraero deve iniciar obras de ranhuras em pista de Congonhas, segundo matéria postada ontem, 24/07/2007, às 11h59min, no Jornal Uol Últimas Notícias. Cabe aqui algumas perguntas: Se o grooving é realmente tão importante por que já não havia sido feito? Ou melhor, por que liberaram a pista antes mesmo de sua colocação? Por que só agora após acaloradas, e desesperadas discussões, banhadas a torrentes de lágrimas derramadas por aqueles que perderam seus familiares queridos, vão ás pressas coloca-lo? Estamos vivendo um verdadeiro apagão aéreo em nosso país e o pior é que as autoridades da área ainda não conseguiram enxergar o tamanho do abismo no qual o país nele mergulhou. Acham tudo muito normal, muito natural. E o que é pior, ninguém provavelmente será responsabilizado por esse tamanho absurdo.