segunda-feira, 20 de agosto de 2007

MISSÃO CUMPRIDA

Este Blog, a partir de hoje, tem as suas postagens encerradas. Entendo que o mesmo, alcançou seus objetivos; conforme estão previstos na sua apresentação contida na página inicial do mesmo, ou seja, focalizar, analisar, sugerir, discutir temas diversos, pertinentes á vida da sociedade contemporânea, em especial o que diz respeito à educação. Durante aproximadamente 5 (cinco) meses, cobrimos e analisamos os acontecimentos no mundo da educação, local, estadual e nacional, discutindo, questionando, estudando, de forma imparcial os seus pontos negativos como também os seus pontos positivos e chegamos a conclusão de que de acordo com o que nos propusemos fazer, foi feito. Os nossos objetivos foram realmente alcançados. Chegamos à conclusão que os problemas do nosso sistema educacional passam pelos seguintes pontos: (1) – Falta de prioridade (com metas acompanhadas e cobradas) do governo para a educação; (2) – Falta de investimento ou falta de investimento correto na educação; (3) – Necessidade de adequação curricular, para tornar o estudo mais atrativo e ao mesmo tempo interessante; (4) – Ampliar o tempo de permanência do aluno na escola com outras atividades educativas; (5) – melhorar a estrutura física, salas de atendimentos especiais (laboratórios de línguas, pintura, artes cênicas, cinema, religião, etc.), equipamentos e a dinâmica de trabalho visando melhorar cada vez mais o atendimento aos educandos, a tal ponto que eles sintam prazer em estar na escola; (6) – Falta de investimento no capital humano (educadores), no aspecto da valorização (social, ética, cultural e moral), do profissional de educação. Para que ele volte a trabalhar com prazer, dedicação e empenho pessoal naquilo que está fazendo que eles não sejam motivados a abandonar seus postos de trabalho, mas, que estes sejam desejados por aqueles que ainda não optaram profissionalmente pelo magistério; (7) – Falta de investimento no capital conhecimento, no mundo hodierno o capital produtivo mais importante é o conhecimento e não a mão-de-obra; (8) – O gerenciamento público das escolas tendo como meta prioritária a Qualidade da Educação acima de qualquer outra. Estes são os pontos fundamentais que devem ser atacados para que tenhamos uma educação verdadeiramente de qualidade. No transcorrer destes cinco meses de pesquisa, conseguimos ver que de uma forma mais ampla e estrutural, a solução para o problema das crianças de ruas (abandonadas), a marginalização, a escalada das drogas, a violência, o trabalho infantil, o analfabetismo infantil e adulto, o baixo rendimento escolar, a insatisfação crônica dos profissionais da educação, a falta de um bom atendimento na saúde, a questão dasegurança, da habitação, da corrupção, enfim de tantos outros problemas, serão todos resolvidos quando os problemas da educação forem resolvidos. É como diz o grande educador, educacionista, pensador, Senador Cristovam Buarque: “A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS DO BRASIL ESTÁ EM UMA TECLA SÓ – EDUCAÇÃO”. Temos muitas experiências isoladas positivas espalhadas pelos Brasis que formam esta grande nação. Este país é um grande laboratório. Precisamos sistematizar estas experiências, de resto, esperarmos a total implantação e implementação do PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação para vermos como ficará a EDUCAÇÃO após este novo plano nacional de educação. Que Deus possa estar abençoando e cuidando desta grande nação brasileira.