A Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir o analfabetismo infantil e os problemas da educação no Brasil. A propositura foi do Deputado Potiguar Rogério Marinho (PSB-RN). Esteve presente às discussões, o representante-adjunto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil, Vicent Defourny, o mesmo afirmou que "o analfabetismo no Brasil é um problema preocupante e que o mesmo deve ser colocado no centro das políticas de educação, tendo-se que investir principalmente no processo básico da leitura".Analisando a triste realidade da educação brasileira, o representante da UNESCO, no Brasil, Vincent Defourny, disse em Audiência Pública, na Câmara dos Deputados, 20/07, após ouvir relatos sobre a educação infantil de autoridades educacionais, que a primeira providência a ser tomada para se corrigir as distorções existentes na educação brasileira “é a valorização dos professores”.
Em Brasília-DF, grande parte das crianças que já foram alfabetizadas não consegue compreender textos básicos, disse a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Maria Luisa Aléssio. Ela também citou 3 (três) fatores ligados à baixa qualidade do ensino no país: (1) – A dificuldade de acesso, (2) – A má formação dos professores e (3) – A infra-estrutura das escolas.
O Deputado Rogério Marinho (PSB-RN), mostrou sua preocupação em resolver as causas do analfabetismo, pois o país está retro-alimentando anualmente, o número de analfabetos. No Brasil, segundo Rogério Marinho, 55% de todas as crianças que chegam à 4ª série do Ensino Fundamental, não sabem ler nem escrever, estando assim todos esses alunos num estágio crítico de proficiência.
Segundo análises dos dados obtidos através de pesquisas realizadas por órgãos responsáveis por essa avaliação à nível nacional, é extremamente urgente que se busque mudar a metodologia do ensino, a pedagogia, a didática, enfim tudo para que se consiga realmente educar, para que se consiga fazer com que a criança aprenda a ler, escrever e entender.
O Deputado Rogério Marinho (PSB-RN), mostrou sua preocupação em resolver as causas do analfabetismo, pois o país está retro-alimentando anualmente, o número de analfabetos. No Brasil, segundo Rogério Marinho, 55% de todas as crianças que chegam à 4ª série do Ensino Fundamental, não sabem ler nem escrever, estando assim todos esses alunos num estágio crítico de proficiência.
Segundo análises dos dados obtidos através de pesquisas realizadas por órgãos responsáveis por essa avaliação à nível nacional, é extremamente urgente que se busque mudar a metodologia do ensino, a pedagogia, a didática, enfim tudo para que se consiga realmente educar, para que se consiga fazer com que a criança aprenda a ler, escrever e entender.
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