Para homenagear os 70 (setenta) anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Senado realizou no dia 04/07, uma sessão solene, na qual não faltaram discursos emocionados dos senadores que fizeram uso da palavra e o entusiasmo das palmas dos jovens presentes no plenário daquela casa.O Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do requerimento da justa homenagem, enfatizou em seu discurso a importância da entidade estudantil na história do país e citou o ex-presidente da UNE, como o Deputado Aldo Rebelo (PCdoB-CE) e o Governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), que entraram para a vida pública depois da experiência na vida estudantil.
Um dos parlamentares mais aplaudido pelos estudantes foi o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que exortou os universitários a assumir uma postura de maior engajamento na luta contra a desigualdade social deste país. O Senador também apresentou uma homenagem a UNE através de um projeto de lei que dá à rodovia BR-020 o nome do seu ex-presidente Honestino Guimarães, em memória ao líder estudantil de Brasília assassinado pela ditadura militar.
A mãe de Honestino, Maria Rosa Monteiro, assistiu à sessão e foi aplaudida de pé pelos Senadores, estudantes e demais pessoas presentes. Ela recebeu das mãos de Gustavo Petta, presidente da UNE, e da Deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), a Bandeira da entidade. “Eu me considero a mãe da UNE”, agradeceu Maria Rosa Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário