segunda-feira, 30 de julho de 2007

A REVOLUÇÃO EDUCACIONAL QUE O BRASIL PRECISA: ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

A Educação é um processo tão dinâmico que não aceita fórmulas definitivas – muito pelo contrário, pressupõe uma constante e incisiva busca de novos métodos, novos conhecimentos, novas alternativas, novas vivencias, novos tempos, de modo a atender a demanda histórica do momento em que se vive e com um olhar vigilante no futuro.
No entanto, estamos assistindo de forma muito passiva à decadência pela qual passa a educação pública em nosso país. As condições físicas e estruturais das escolas estão precárias, a desvalorização profissional cada vez tende a aumentar, o descaso político para com a educação tende a se aprofundar de forma mais intensa, os salários dos educadores, a cada dia tornam-se mais imorais. Não podemos, portanto, diante de todos estes fatos que a nação brasileira já conhece ficarmos de braços cruzados e nos omitir diante desta questão de crucial importância para alavancar o desenvolvimento social, político e econômico desta nação. Todos sabem que as grandes potencias mundiais emergiram somente depois que priorizaram e organizaram seu sistema educacional.
Assim não podemos encarar recursos aplicados na educação como gastos. Mas, sim como investimentos altamente produtivos. Assim podemos dizer que qualquer investimento com a educação é pouco para uma nação, principalmente enquanto não se consegue incuí-la no grupo do chamado primeiro mundo.
É por essas e por muitas outras razões que temos plena convicção de que a maior obra social que um governante pode fazer pelo seu município, estado ou pela nação é a implementação da escola em tempo integral.
Podemos, a título de esclarecimento, relacionar alguns aspectos importantes que norteiam a escola em tempo integral: (1) – Proporciona momentos para reforço escolar em ambientes mais abertos e informais, livres das amarras da escola tradicional, onde o que predomina é a liberdade de expressão em atividades esportivas, artísticas, recreativas e de exercício cidadania; (2) – Com a implantação do regime de tempo integral, a violência que grassa por todo o país, será reduzida no mínimo, em 50%, o que aumenta a perspectiva de vida sadia e segura para todos, pois as crianças, adolescentes e os jovens, principalmente das famílias mais pobres e carentes, que não têm acesso a outros afazeres como leituras, jogos, internet, bibliotecas, piscina, etc, por razões econômicas, vão para a escola durante o meio período do dia e no outro ficam à mercê das ruas, onde pastoram carros, limpam pára-brisas de veículos, vendem bombons, castanhas, e ainda tornam-se presas fáceis dos marginais que os atraem para a venda de drogas. Quantos jovens não são mortos prematuramente em disputas na guerra por pontos de venda de drogas? (3) - É uma medida extremamente econômica. A primeira vista, pode até parecer, que provoca aumento de despesas no orçamento do município, estado ou união, mas a despesa para manter criminosos sob a guarda do Estado, as ações preventivas e repressivas de polícia, são infinitamente maior do que se gastará com o jovem na escola; (4) – Poderia ser visto como parte integrante dos Programas do Governo Federal – O Fome Zero/Bolsa-Escola – Porque a grande maioria das pessoas atendidas por esse programa está na faixa etária atendida por esses programas (Crianças, adolescentes e jovens). Portanto boa parte desses recursos que as famílias recebem pode ser direcionados para a escola de tempo integral; (5) – A escola pode ser auto-sustentável. Com a implantação de hortas comunitárias, confecção de material esportivo, confecção de vestimentas, impressões em telas, artesanatos, etc. (6) – É mais emprego. A implantação da escola em tempo integral propicia mais vagas de trabalho. E não seria mero empreguismo. Como o que acontece em muitas escolas que apresentam um quadro efetivo de professores muito grande, mas na realidade trabalhando temos um número menor do que o indicado no quadro, por uma série de fatores (licenças, afastamentos para tratamento de saúde, aguardo de aposentadorias, etc.), sabemos que o Brasil é um país continental, como diz o próprio Hino Nacional: "gigante pela própria natureza", em acelerado ritmo de crescimento e que a tarefa que temos pela frente no Brasil, para atender sua demanda interna é gigantesca e merecedora dos maiores esforços.
A solução para o problema da educação no Brasil passa pela implantação de uma Escola de Qualidade e de Tempo Integral. Portanto, convoquemos a todos os educadores verdadeiramente comprometidos com a educação, que juntos lutemos pela implantação de uma escola de tempo integral no Brasil.

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