RECONSTITUIÇÃO DO ACIDENTE
1. No momento do pouso, os manetes deveriam estar em ponto morto segundo informações da caixa-preta do avião, mas apenas o manete esquerdo fixou nesta posição. O direito foi deixado em posição de acelerar;
2. Chovia no momento do pouso da aeronave e a pista estava molhada. Quando o avião toca o solo, a uma velocidade entre 222Km/h e 240Km/h, os dois manetes deveriam estar em posição de reverso máximo, mesmo com o reverso da direita inoperante, O manete da direita deveria ter sido colocado em posição de reverso máximo, como o esquerdo;
3. No momento em que o reverso é acionado, os spoilers do avião são acionados automaticamente; mas isso não ocorreu com Airbus da TAM, supõe-se que o Sistema de Computação de bordo "leu" a aceleração da turbina direita;
4. Os pilotos tentaram usar o freio hidráulico, mas sem sucesso, mesmo assim, o avião chocou-se contra o prédio da TAM Express a 175 Km/h.
NOMENCLATURA AUXILIAR
MANETES - Alavancas que controlam a potência das turbinas direita e esquerda; ficam localizadas na cabine de comando.
REVERSO - Sistema que inverte o fluxo das turbinas diminuindo a velocidade da aeronave. Este mecanismo auxiliar é instalado na turbina e ajuda a frear o avião em procedimento de pouso.
SPOILER - Sistema auxiliar de freio aerodinâmico que rompe o fluxo de ar sobre as asas; ficam acoplados às asas do avião.
FREIOS HIDRÁULICOS - Ficam posicionados no trem de pouso e são acionados pelos Pilotos por meio de pedais.
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